André Villas-Boas anunciou

Spread the love

Adiar o Arouca-FC Porto contraria o “espírito da lei” porque a “intenção da norma é favorecer os dragões por estarem nas provas europeias”

André Villas-Boas anunciou que “está a ponderar uma providência cautelar” para evitar que o FC Porto tenha que “disputar três jogos na mesma semana”. O calendário dos dragões adensou-se devido ao adiamento do jogo da 7.ª jornada, contra o Arouca. A Liga justificou a mudança com a realização da Feira das Colheitas, um “motivo de força maior”. Diogo Soares Loureiro, especialista em direito desportivo ouvido pela Tribuna Expresso, refere que os regulamentos deviam fazer o organismo que gere o futebol profissional ter em conta a situação dos azuis e brancos

Será com fogo de artifício que a Feira das Colheitas irá terminar. Mais cedo, no dia do encerramento, haverá um desfile etnográfico com carros de bois e um cortejo de açafates, em que cestos de vime serão equilibrados nos cocurutos. O dia 28 de setembro ficará completo com um concerto de Némanus. Passando à frente o momento de agenda cultural, é de referir que o término do certame que decorrerá ao longo de quatro dias em Arouca e, se tudo correr dentro da normalidade, receberá centenas de milhares de pessoas, foi alvo de inesperada publicidade.

 

O Arouca-FC Porto, da sétima jornada da Primeira Liga, estava inicialmente marcado para esse exato momento do calendário, acabando por ser adiado para o dia seguinte (29). O horário foi igualmente alterando, das 20h30 para as 20h. Mesmo com a discordância do FC Porto, a Liga Portugal considerou não existirem “condições mínimas de segurança” e decidiu fazer alterações no agendamento.

De modo a não “disputar três jogos na mesma semana”, explicou o clube azul e branco em comunicado, os dragões tentaram, sem sucesso, empurrar o encontro para 30 de outubro, data de menor conflito com a participação na Liga Europa. No entanto, o Arouca “nunca se mostrou disponível para aceitar a data alternativa”.

 

Quando os clubes não estão de acordo quanto ao reagendamento de um jogo, é a Liga Portugal que desempata (n.º 3 do artigo 46 do Regulamento das Competições). O presidente do FC Porto considera que o organismo que gere o futebol profissional, liderado por Reinaldo Teixeira, recorreu a uma interpretação que “infringe os regulamentos”. André Villa-Boas anunciou ainda que o clube que lidera “está a ponderar uma providência cautelar que pode, ou não, anular o jogo contra o Arouca”.

 

A Liga Portugal, após se reunir com a autarquia, responsáveis da Proteção Civil e da GNR e representantes dos dois clubes, considerou existir um “motivo de força maior” para o encontro não se realizar na data prevista. Nesses casos, segundo o n.º 1 do artigo 46, a regra é que a partida ocorra “no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes”, a não ser que “qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte”.

 

Caso o adiamento se estendesse além do referido período (nunca para lá das seis semanas, de acordo com o artigo n.º 42, uma vez que o campeonato ainda se encontra na primeira volta), seria necessário a existência de um acordo entre as equipas. Não se verificando um entendimento entres os emblemas, a decisão foi tomada pela Liga.

 

 

DeFodi Images

Diogo Soares Loureiro, especialista em direito desportivo, considera que o Regulamento das Competições “não é absolutamente cristalino” e deixa a decisão “um pouco em aberto”. Apesar da opção da Liga, o “espírito da lei” apela a um alívio do calendário dos dragões. “Quem lê o regulamento percebe que a intenção da norma é favorecer o FC Porto, em detrimento do Arouca, pelo facto de estar nas competições europeias. Em última instância, a decisão pertence novamente à Liga.”

 

Assim que a providência cautelar do FC Porto der entrada no Tribunal Arbitral do Desporto, a entidade tem cinco dias para responder. A proximidade do jogo, refere o advogado, gera “uma situação complexa por causa dos timings”, existindo o risco de a ação não ter “nenhum efeito prático [adiamento]” e os dragões terem que entrar em campo na data definida pela Liga.

 

Mantendo-se o calendário com os ajustes atuais, o FC Porto começa a semana com a visita ao Arouca, na segunda-feira (29/9), seguindo-se a receção ao Estrela Vermelha para a Liga Europa, na quinta (2/10), e ao Benfica, no domingo (5/10). Assim, está previsto um descanso de sensivelmente 70 horas entre o primeiro e o segundo jogo e de 71h15 entre o segundo e o terceiro.

 

A agenda apertada “lesa o FC Porto e o ranking de Portugal”, criticou Villas-Boas. “É cada vez mais difícil ambicionar o sexto lugar no ranking da UEFA e temos o sétimo em risco.” No início da época, a Liga estabeleceu o objetivo de tornar o campeonato português o sexto melhor da Europa até 2028.

 

Portugal importa da China mais de €10 mil por minuto

Quatro jovens da União Desportiva Mourisquense iniciam treinos na Academia do Vitória SC

Notícias de Águeda

Notícias de Águeda

25 Setembro 2025 13:44

Quatro jovens da União Desportiva Mourisquense iniciam treinos na Academia do Vitória SC

Quatro jovens da União Desportiva Mourisquense iniciam treinos na Academia do Vitória SC

 

 

Ler Resumo

Quatro jovens atletas da União Desportiva Mourisquense (UDM) começaram esta semana a treinar na Academia de Formação Afonsinhos, do Vitória Sport Clube (Vitória SC), em Guimarães. A integração resulta do protocolo de cooperação assinado em junho entre os dois clubes e representa um passo importante na valorização do trabalho desenvolvido na formação do emblema aguedense. […]

Quatro jovens atletas da União Desportiva Mourisquense (UDM) começaram esta semana a treinar na Academia de Formação Afonsinhos, do Vitória Sport Clube (Vitória SC), em Guimarães. A integração resulta do protocolo de cooperação assinado em junho entre os dois clubes e representa um passo importante na valorização do trabalho desenvolvido na formação do emblema aguedense.

 

O acordo tem como objetivo expandir a rede de prospeção e formação do Vitória SC para o distrito de Aveiro, através da partilha de metodologias, experiências técnicas e realização de iniciativas conjuntas. Para os atletas da UDM, o contacto com um ambiente profissional e altamente estruturado constitui uma oportunidade de crescimento tanto no plano desportivo como no desenvolvimento pessoal.

 

Segundo a direção da União Desportiva Mourisquense, esta etapa “planta sementes para o futuro da nossa formação” e demonstra a ambição de proporcionar às jovens promessas do clube condições que lhes permitam evoluir num contexto de excelência. Já o Vitória SC considera a iniciativa uma extensão natural da Escola de Futebol Afonsinhos, reforçando a captação de novos talentos e o intercâmbio com os clubes parceiros.

 

Atualmente, a academia vimaranense recebe semanalmente cerca de 600 jovens, num espaço que alia treino técnico e tático ao acompanhamento humano, numa lógica de formação integral. Fundado em 1922, o Vitória SC tem apostado na consolidação da sua Cidade Desportiva, inaugurada em 1997, como polo estratégico de desenvolvimento do futebol de formação em Portugal.

 

A União Desportiva Mourisquense, por sua vez, reforça com este protocolo a sua posição no panorama desportivo regional, assumindo-se como um clube em crescimento e cada vez mais empenhado em oferecer oportunidades de progressão aos seus jogadores.

A Mercedes-Benz parece já ter sucessor para o Classe A, quando o conhecido modelo for descontinuado e tudo para que o novo modelo chegue em 2028. O novo hatchback de 5 portas terá por base a nova plataforma MMA da Mercedes, e promete ser um modelo versátil, apostando para isso em motorizações a combustão e […]

A Mercedes-Benz parece já ter sucessor para o Classe A, quando o conhecido modelo for descontinuado e tudo para que o novo modelo chegue em 2028.

 

O novo hatchback de 5 portas terá por base a nova plataforma MMA da Mercedes, e promete ser um modelo versátil, apostando para isso em motorizações a combustão e elétricas.

 

Embora o design final do novo modelo permaneça para já em segredo, o “Autocar” avança que o sucessor do Classe A pode manter a silhueta tradicional de um hatchback e partilhar dimensões importantes, incluindo largura e distância entre eixos, com a terceira geração do GLA, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.

 

A decisão de voltar a apostar num hatchback para entrada de gama, confirma o recuo na estratégia da Mercedes e defendida nos últimos anos pelo CEO, Ola Källenius, que apostava no luxo, priorizando modelos de alto lucro em detrimento de veículos de grande volume de vendas em segmentos tradicionais.

 

A estratégia acabou por ser questionada após os resultados semestrais da marca germânica terem revelado uma queda de 6% nas vendas globais, pressionados por um recuo significativo de 19% nas vendas de veículos elétricos.

 

Esta mudança de rumo da Mercedes pode não ficar apenas pelo novo modelo de entrada na gama, já que Mathias Geisen, responsável de marketing e de vendas da marca germânica, disse ao “Automobilwoche” que estão a caminho novos modelos com base na plataforma MMA além do sucessor do Classe A, ou seja, estão previstos mais modelos pequenos e de baixo custo. Geisen confirmou ainda que estão previstos mais de 40 novos modelos nos próximos dois anos, o que representa uma ofensiva de produtos sem precedentes.

A cantora brasileira Liniker anunciou que os concertos agendados para 10 de outubro, na MEO Arena, em Lisboa, e 11 de outubro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, foram adiados.

 

“As novas datas e locais serão anunciados em breve, para garantir que estaremos juntos a curtir a ‘CAJU Tour’ o quanto antes, do jeito que vocês merecem”, pode ler-se no comunicado partilhado nas redes sociais.

Os bilhetes já comprados mantêm-se válidos para as novas datas. Quem pretender solicitar reembolso deve fazê-lo diretamente nos locais de compra. Os reembolsos estarão disponíveis entre 27 de outubro e 27 de novembro.

 

Cantora, compositora e uma das figuras mais influentes da música brasileira contemporânea, Liniker é um dos grandes nomes da nova geração da MPB, com uma carreira “marcada por inovação estética, presença arrebatadora em palco e um contributo cultural de forte impacto social”.

 

Em 2022, Liniker fez história ao tornar-se a primeira artista trans brasileira a vencer um Grammy Latino, com o álbum de estreia a solo, “Indigo Borboleta Anil”, distinguido na categoria de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. Um ano depois, em 2023, foi convidada a integrar a Academia Brasileira de Cultura, assumindo o lugar de Elza Soares. não só as primeiras sequências de jogabilidade de ‘Marvel’s Wolverine’, como também o ator que interpretará Logan/Wolverine e ainda os vilões já confirmados. O jogo será lançado exclusivamente na PS5.

A PlayStation aproveitou a apresentação State of Play desta quarta-feira, dia 24, para partilhar oficialmente um novo trailer de ‘Marvel’s Wolverine’ – o mais recente jogo inspirado no herói da Marvel que foi anunciado em 2021.

 

Além de mostrar as primeiras sequências de jogabilidade, a produtora Insomniac Games (‘Ratchet & Clank’, ‘Marvel’s Spider-Man’) aproveitou ainda que o papel de Logan/Wolverine será interpretado por Liam McIntyre – ator britânico conhecido sobretudo por ‘Spartacus’. Além disso, o trailer também conta com as presenças de outras personagens conhecidas dos X-Men, como Mystique, Omega Red, Sentinel e também os Reavers.

 

O trailer revela que os jogadores poderão controlar Wolverine ao longo de diversos períodos da vida da personagem, com a variedade a estar assegurada no que diz respeito a cenários (e também fatos).

 

A PlayStation e a Insomniac Games não revelaram a data de lançamento específica de ‘Marvel’s Wolverine’, mas confirmaram que o jogo chegará às lojas no outono de 2026. O jogo é um exclusivo da PlayStation 5.

 

Diogo Soares Loureiro, especialista em direito desportivo, considera que o Regulamento das Competições “não é absolutamente cristalino” e deixa a decisão “um pouco em aberto”. Apesar da opção da Liga, o “espírito da lei” apela a um alívio do calendário dos dragões. “Quem lê o regulamento percebe que a intenção da norma é favorecer o FC Porto, em detrimento do Arouca, pelo facto de estar nas competições europeias. Em última instância, a decisão pertence novamente à Liga.”

ver acima o trailer de ‘Marvel’s Wolverine’.

 

© Sony Interactive Entertainment / Insomniac Games

 

Leia Também: PlayStation já revelou os três jogos gratuitos do mês de outubro

 

[video-sapo url=”http://rd3.videos.sapo.pt/playhtml?file=https://rest.noticiasaominuto.com/api/nmpt/storage/video/”/]

Ler Artigo Completo

Aveiro: preço da habitação, aumento do custo de vida e criação de taxa turística

Conta Lá

Conta Lá

25 Setembro 2025 13:39

Aveiro: preço da habitação, aumento do custo de vida e criação de taxa turística

Aveiro: preço da habitação, aumento do custo de vida e criação de taxa turística

 

Mariana Barbosa moderou o debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Aveiro. Participaram no debate os candidatos Alberto Souto (PS), Luís Souto Miranda (PSD/CDS/PPM) e João Moniz (BE).

Ler Artigo Completo

Casa Branca causa polémica com Passeio da Fama Presidencial sem retrato de Biden

Expresso

Expresso

Agência Lusa

 

25 Setembro 2025 13:38

Antes da chegada de Trump, Biden garante perdão a Fauci e a quem investigou o ataque ao Capitólio

Antes da chegada de Trump, Biden garante perdão a Fauci e a quem investigou o ataque ao Capitólio

 

A Casa Branca inaugurou o Passeio da Fama Presidencial, mas Biden foi trocado por uma caneta automática

A Casa Branca inaugurou na quarta-feira o Passeio da Fama Presidencial, com retratos de todos os presidentes dos Estados Unidos, mas onde o democrata Joe Biden foi substituído pela imagem de uma caneta automática.

 

O corredor, junto à Sala Oval e ladeado de molduras douradas, foi apresentado nas redes sociais oficiais da Casa Branca, com várias fotografias, incluindo uma em que o atual Presidente, Donald Trump, aparece a observar as imagens e a deter-se diante do quadro correspondente ao seu antecessor.

 

Segundo a Casa Branca, a opção de expor uma caneta automática em vez do retrato de Biden remete para o uso da “autopen”, um dispositivo que permite assinar documentos de forma mecânica com recurso a um dispositivo digital.

 

Esse dispositivo tem sido alvo de críticas de Trump, que acusa Biden de o ter utilizado de forma abusiva, alegando que o democrata sofria de “declínio cognitivo” e teria delegado responsabilidades.

 

Em junho, Trump ordenou à procuradora-geral, Pam Bondi, a abertura de uma investigação para averiguar se teria havido uma conspiração para “enganar o público sobre o estado mental de Biden” e se certas funções presidenciais teriam sido exercidas por terceiros.

 

A acusação foi rejeitada pelo próprio Biden, que a considerou “ridícula e falsa”, argumentando tratar-se de uma manobra de distração do atual Presidente republicano.

 

Ler Artigo Completo

Hyundai aposta em “dar aos clientes o que eles desejarem”

Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto

 

25 Setembro 2025 13:38

Hyundai aposta em “dar aos clientes o que eles desejarem”

Hyundai aposta em “dar aos clientes o que eles desejarem”Créditos:2025 Noticias ao Minuto

A procura de carros elétricos não está a acompanhar o ritmo esperado pelos construtores, com muitos a adaptarem as suas estratégias de eletrificação. A Hyundai não vai pôr de lado outras motorizações.

Num período de incerteza quanto ao futuro do setor automóvel, versatilidade e adaptabilidade poderão ser vitais. E é nisso que a Hyundai pensa na sua abordagem.

 

Xavier Martinet, diretor-executivo do construtor para a Europa, explicou citado pela publicação Autocar que há uma diversidade na gama que quer manter: “Se os clientes quiserem um automóvel elétrico, eles vão encontrar o que quiserem na gama Hyundai. Mas se a transição para os carros elétricos não acontecer tão rápido como todos pensámos, precisamos de poder oferecer o que os clientes querem no mercado fora dos elétricos”.

 

Assim, a Hyundai não se está a autolimitar em termos de motorizações, garantindo prontidão “para dar aos clientes o que eles desejarem e deixá-los escolher”

Sobre os elétricos em concreto, o dirigente europeu sublinhou o posicionamento da marca: “É a única na Europa a ter uma gama completa de elétricos entre os segmentos”.

 

E mais vão chegar no futuro próximo, sendo esperado na Europa já para 2026 o Ioniq 3 – cujo conceito foi apresentado na IAA Mobility há poucas semanas, sob a designação ‘Concept Three’. Já a China vai ter o Elexio e um novo sedan.

 

Na sua visão estratégica até 2030, recentemente anunciada, o fabricante anunciou uma abordagem aos automóveis elétricos assente em “produtos talhados regionalmente concebidos para mercados específicos”. Também prometeu o lançamento de carros elétricos de autonomia alargada.

 

Quanto aos híbridos, espera ter 18 modelos até 2030, incluindo da submarca Genesis. A Hyundai irá introduzir este tipo de motorizações nas versões renovadas do Bayon e do i20. Há, pois, uma aposta no segmento B dos utilitários, especialmente popular na Europa: “Há uma oportunidade clara para agarrar alguma quota de mercado e conquistar novos clientes”, observou Xavier Martinet.

Hyundai N é o ‘rótulo’ dos carros mais desportivos da marca sul-coreana, e também lá vai haver uma aposta em diferentes tipos de motorização – incluindo elétricas.

 

Até 2030, está previsto expandir a gama para mais de sete modelos, incluindo o Ioniq 6 N com o qual a Hyundai pretende “introduzir um novo paradigma para veículos elétricos de alto desempenho”.

 

Segundo a publicação australiana Drive, a próxima geração do i20 também deverá ter uma variante N híbrida, com um motor elétrico a auxiliar o motor a combustão turbocomprimido.!

Diogo Jota está longe de ser esquecido. O falecido futebolista, que perdeu a vida num grave acidente de viação juntamente com o irmão, André Silva, tem vindo a ser homenageado vezes sem conta nos últimos meses. A sua família e amigos têm vindo a manifestar-se, sobretudo a mulher, Rute Cardoso, mas pode dizer-se o mesmo de várias entidades do mundo do futebol.

 

Um dos mais recentes tributos aconteceu na passada segunda-feira, 22 de setembro, na gala da Bola de Ouro, cerimónia onde marcaram presença vários portugueses — por exemplo, João Neves e a namorada,Madalena Aragão, chamaram todas as atenções. No entanto, no ponto mais alto da noite eis que aconteceu uma homenagem a Diogo Jota.

 

Poucos dias depois, foi a vez do Liverpool, clube britânico no qual ‘atuava’ o jovem português, que morreu aos 28 anos num fatídico acidente em Zamora, Espanha, recorreu às redes sociais para recordar Jota num momento especial. Para isso, publicou uma fotografia do jogador e escreveu: “Neste dia em 2020, o Diogo fez a sua primeira aparição para nós”.

 

Inevitavelmente, a caixa de comentários da partilha encheu-se de reações por parte não só de rostos conhecidos do universo do futebol como também de muitos fãs. “Para sempre”, “Nunca será esquecido. O nosso nú

A Liga Portugal, após se reunir com a autarquia, responsáveis da Proteção Civil e da GNR e representantes dos dois clubes, considerou existir um “motivo de força maior” para o encontro não se realizar na data prevista. Nesses casos, segundo o n.º 1 do artigo 46, a regra é que a partida ocorra “no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes”, a não ser que “qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte”.

 

Caso o adiamento se estendesse além do referido período (nunca para lá das seis semanas, de acordo com o artigo n.º 42, uma vez que o campeonato ainda se encontra na primeira volta), seria necessário a existência de um acordo entre as equipas. Não se verificando um entendimento entres os emblemas, a decisão foi tomada pela Liga.

Diogo Soares Loureiro, especialista em direito desportivo, considera que o Regulamento das Competições “não é absolutamente cristalino” e deixa a decisão “um pouco em aberto”. Apesar da opção da Liga, o “espírito da lei” apela a um alívio do calendário dos dragões. “Quem lê o regulamento percebe que a intenção da norma é favorecer o FC Porto, em detrimento do Arouca, pelo facto de estar nas competições europeias. Em última instância, a decisão pertence novamente à Liga.”

Diogo Soares Loureiro, especialista em direito desportivo, considera que o Regulamento das Competições “não é absolutamente cristalino” e deixa a decisão “um pouco em aberto”. Apesar da opção da Liga, o “espírito da lei” apela a um alívio do calendário dos dragões. “Quem lê o regulamento percebe que a intenção da norma é favorecer o FC Porto, em detrimento do Arouca, pelo facto de estar nas competições europeias. Em última instância, a decisão pertence novamente à Liga.”

 

Publicar comentário