Benfica reclama de Molharem muito o Estádio estava muito escorregadio

Spread the love

Benfica obrigado a vencer Real Madrid e a ‘torcer’ pelo Sporting em Bilbau: as contas de águias e leões na Champions

Equipa de Rui Borges já tem presença no playoff assegurada, mas pode almejar apuramento direto para os ‘oitavos’; Mourinho dependente de terceiros

Com a derrota esta noite em Turim frente à Juventus (0-2), o Benfica complicou e muito as contas pelo apuramento rumo ao playoff da Liga dos Campeões. À entrada para a última jornada da fase regular, a equipa de José Mourinho já sabe que está obrigada a vencer em casa o Real Madrid – que ontem goleou o Monaco por 6-1 no Santiago Bernabéu – para continuar a sonhar com uma presença na próxima fase da competição milionária. Mas há mais…

 

Vamos a contas. Com sete rondas disputadas, o Benfica posiciona-se neste momento no 29.º lugar (fora dos lugares de acesso ao playoff), com 6 pontos e uma diferença de golos negativa (-4). Uma vez que uma derrota e um empate não servem para o Benfica, vamos colocar em cima da mesa o único cenário possível: uma vitória sobre o Real Madrid. Caso este cenário se confirmasse na última jornada, o Benfica passaria a somar 9 pontos, que nesta altura é suficiente para garantir um lugar entre os 24 melhores classificados.

 

Como escrevemos inicialmente, a vitória sobre o Real Madrid pode não chegar ao Benfica para seguir em frente na Liga dos Campeões, até porque à frente das águias na classificação estão equipas que podem superar a marca dos 9 pontos – ou ter melhor diferença de golos, como é o caso do Bodo/Glimt (-2) -, e atrás estão clubes que podem igualmente terminar à frente do Benfica na tabela. Contudo, se o calendário não foi propriamente ‘bondoso’ com o Benfica, também é certo dizer que outros clubes provaram da mesma ‘sorte’ que as águias tiveram no sorteio.

Olhemos para a classificação e para os clubes que têm neste momento 8 pontos e estão em zona de apuramento para o playoff da Liga dos Campeões, como são os casos de PSV (22.º), Ath. Bilbao (23.º) e Olympiacos (24.º), os últimos três classificados do top-24. Os holandeses recebem o Bayern Munique (2.º), que esta noite juntou-se ao Arsenal no lote de equipas apuradas para os oitavos de final. O Ath. Bilbao recebe o Sporting (já confirmado no playoff) no San Mamés, onde uma vitória dos leões poderia ajudar o ‘rival’ Benfica a qualificar-se para a próxima fase e colocaria a formação de Rui Borges muito bem encaminhada para seguir diretamente para os ‘oitavos’. Por fim, o Olympiacos viaja até Amesterdão para travar forças com o Ajax (32.º), que vem de duas vitórias consecutivas (Qarabag e Villarreal) e ainda tem matematicamente possível o apuramento para a próxima fase, embora a diferença de golos seja neste momento pior que a do Benfica (-12).

 

Considerando que Benfica vence o Real Madrid e que PSV (22.º), Ath. Bilbao (23.º) e Olympiacos (24.º) perdem os seus encontros, as águias asseguram desde logo uma subida de três lugares na classificação. Mas também existem outros emblemas que poderão intrometer-se nestas contas. Falamos de Bodo/Glimt (28.º), Club Brugge (27.º), Copenhaga (26.º) e Nápoles (25.º). À exceção dos noruegueses, que têm os mesmos pontos que o Benfica, todos os outros podem superar os possíveis 9 pontos dos encarnados. Neste cenário, seriam 6 clubes a lutar pelas três últimas vagas no top-24 da Liga dos Campeões – isto se deixarmos de fora equipas como o Ajax (32.º), Saint-Gilloise (31.º) e Pafos (30.º), todas elas com 6 pontos, mas com uma diferença de golos ainda mais negativa que a da equipa liderada por José Mourinho.

O cenário do Sporting

Com a histórica vitória alcançada ontem frente ao PSG em Alvalade (2-1), o Sporting garantiu o apuramento para o playoff da Liga dos Campeões. À entrada para a última ronda da fase regular, os leões de Rui Borges posicionam-se no 10.º lugar da tabela classificativa, com ampla possibilidade de seguir diretamente para os oitavos de final. Contudo, é preciso sublinhar que existem outros sete clubes com o mesmo número de pontos que o Sporting, todos eles também com possibilidades de garantirem o apuramento para a próxima fase. São eles Atalanta (13.º), Atlético Madrid (12.º), Manchester City (11.º), Barcelona (9.º), Chelsea (8.º), Newcastle (7.º) e PSG (6.º), sendo que estes dois últimos defrontam-se no Parque dos Príncipes e apenas um poderá sair vencedor.

 

À exceção do Manchester City, que defronta o Galatasaray (17.º), todos os outros clubes irão travar forças com equipas que entram para a última jornada fora dos lugares de apuramento para o playoff: o Barcelona recebe o Copenhaga (26.º), o Atlético Madrid defronta em casa o Bodo/Glimt (28.º) e a Atalanta visita o Saint-Gilloise (31.º), pelo que mesmo uma vitória do Sporting no San Mamés poderá não ser suficiente para garantir os oitavos de final da Champions League.

Publicar comentário