Oficial: Rafa finta Benfica e oficializa no Sporting
Oficial: Rafa finta rumores do Benfica e fecha acordo com FC Porto
Rafa Costa chegou a ser associado ao Benfica, mas acabou por acertar um acordo de renovação com o FC Porto, válido até 2027, numa altura em que se encontra a cumprir a sua 12.ª época consecutiva de dragão ao peito.
O FC Porto anunciou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com Rafa Costa, estrela do hóquei em patins, para a renovação de contrato entre ambas as partes, válido até 2027, alguns dias após ter visto o seu nome ser associado ao Benfica.
A cumprir a sua 12.ª época consecutiva de dragão ao peito, o internacional português irá fazer parte do plantel durante mais um ano e meio sensivelmente, contando ainda com mais duas épocas de opção, pelo que poderá jogar no clube da cidade Invicta até 2029.
Vale a pena recodar que o atleta de 34 anos chegou ao FC Porto em 2009, já depois de ter cumprido grande parte da formação no OC Barcelos, mas até se afirmar a partir de 2014/15, ainda representou HC Braga, OC Barcelos e AD Valongo na elite da modalidade.
Nas últimas 12 temporadas ao serviço dos azuis e brancos, Rafa Costa apontou 277 golos em 467 encontros, sendo que, esta temporada, regista seis tentos certeiros em 22 partidas realizadas. Ao todo, conquistou 21 títulos pelo FC Porto – sete campeonatos, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Elite Cup, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Taça Continental.
“Quando cheguei era um miúdo cheio de sonhos…”
Fechado o acordo da renovação entre jogador e clube, Rafa abriu o coração na hora de falar sobre o FC Porto, recordando mesmo o “miúdo cheio de sonhos” na chegada ao Dragão, em 2009, para além do facto de pertencer ao lote de capitães da equipa orientada por Paulo Freitas.
“Esta renovação significa muito para mim, aqui sinto-me em casa. É aqui que eu quero estar, é aqui que me sinto bem. Perceber que ano após ano o FC Porto continua a contar comigo e com o meu trabalho é muito gratificante, sem dúvida, porque sempre me disseram que mais difícil do que chegar a este patamar era conseguir manter-me aqui durante muitos anos e a verdade é que os anos vão passando e eu continuo por cá. Isso enche-me de orgulho e de satisfação”, começou por dizer.
Quando cheguei era um miúdo cheio de sonhos e poder fazer aqui toda a carreira era um desses sonhos. Felizmente isso tem acontecido até ao dia de hoje, porque mesmo nos três anos que passei fora estive sempre contratualmente ligado ao FC Porto. Hoje olho para trás e, se calhar, todos os sonhos que tinha já foram atingidos, mas eu não quero ficar por aqui, quero continuar a ganhar e a dar títulos ao FC Porto. Só com esse pensamento é que faz sentido continuar aqui”, sublinhou ainda, antes de falar sobre a integração no lote de capitães.
“Foi algo que surgiu naturalmente, é o percurso normal das coisas e da vida. Entrei aqui muito jovem, tive oportunidade de aprender com muitas das minhas referências, acabei por sair emprestado para ganhar experiência e ritmo de primeira divisão e, quando volto, volto para um projeto que nascia a partir do zero, com muita gente nova. Muitos dos que eram novos nessa altura continuam por cá, mas tivemos todos de crescer. Hoje vejo-me como via as minhas referências na altura, com esse papel extra de ajudar quem chega de novo, de tentar passar um bocado a experiência que fui ganhando ao longo destes anos para que eles se sintam tão bem quanto possível, como fizeram comigo na altura”, vincou.
“Fizeram-me sentir sempre muito bem e tento transmitir-lhes os valores do FC Porto, para saberem o que é o Clube, o que é jogar no FC Porto e a responsabilidade que é vestir esta camisola. Tanto eu como os meus colegas mais velhos temos feito isso de uma forma evidente e temos conseguido ganhar títulos. As pessoas sentem-se bem quando chegam aqui e, quando é assim, é tudo muito mais fácil dentro do campo”, completou Rafa Costa.



Publicar comentário